segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Teleaprendizagem parte 2

Teóricos subjacentes para a identificação de padrões de Colaboração

Seqüências Colaborativas para definir padrões de interação entre os membros de uma equipe (como os estudantes) que preencham os critérios estabelecidos para o comportamento colaborativo. Por exemplo, Salomon (1992) está interessado na colaboração efetiva, e ele argumenta que a colaboração só será eficaz se houver uma verdadeira interdependência entre os estudantes colaboradores. Genuína interdependência é descrita como:

1) a necessidade de partilhar informações, significados e concepções conclusão,

2) a necessidade de divisão de trabalho em funções complementares, e

3) a necessidade de uma reflexão comum em termos explícitos.

Assim Salomon tem a descrição de uma verdadeira interdependência que é uma fonte para os critérios de comportamentos colaborativos. Outro exemplo é a necessidade de coordenação. Bourdeau & Wasson (1997) relatam que visualização colaborativa
teleaprendizagem de coordenação de uma teoria (Crowston & Malone, 1994) oferece uma perspectiva dos meios de compreensão de inter-relações entre os agentes e entidades e a forma como estas relações podem e devem ser apoiados.

Adotando as idéias de Salomon sobre uma verdadeira interdependência e coordenação de abordagem científica, são modeladas as (inter) dependências entre os atores da colaboração no cenário de teleaprendizagem e eles estendem a definição de coordenação e a gestão de dependências entre as atividades (Crowston & Malone, 1994) e de apoio ( inter) dependências entre os atores. Wasson (1998ab) propõe um conjunto de atores de (inter) dependências relacionadas com processos de coordenação e colaboração para a teleaprendizagem. Este conjunto de (inter) dependências é outra fonte para os critérios de comportamentos colaborativos.
Mørch & Wasson (apresentadas) discute padrões de colaboração, à luz dos trabalhos anteriores, em CSCW e em outras áreas. Foram identificados os seguintes candidatos para o padrão de colaboração nesta literatura:
de aprendizagem mútua (Bjerknes et al., 1985) !
de busca de feedbacks (Olson, et al., 1992; Dourish ! & BELLOTTI, 1992)

Aprendizagem mútua mostrou-se importante no projeto de Florença (Bjerknes et al., 1985) como uma estratégia conjunta para o desenvolvimento de um sistema entre enfermeiros e de sistema de desenvolvedores. Foi aprovada a criação de um sistema com aa descrições de futuros sistemas de informações hospitalares, pelo método de concepção participativa. Sem primeiro um ensinamento de cada grupo sobre o outro sobre a sua linguagem profissional, as descrições compartilhadas seriam difícil para o desenvolvimento (Bjerknes et al., 1985).
Em um estudo de caso com o sistema ShrEdit (Olson, et al., 1992), e Dourish BELLOTTI (1992) identificou como um recurso compartilhado feedback que é central para o sucesso na colaboração multiusuário (compartilhado) Texto Editores. Partilhamento de feedback torna as informações aparentes sobre as atividades individuais para todos os participantes em um grupo, apresentando-se feedback sobre as operações partilhados no interior, mais do que no trabalho privado (Dourish & BELLOTTI, 1992).

Cenário VisArt
O cenário VisArt envolveu estudantes que participaram em cursos geograficamente dispersos em três instituições educativas na Noruega, a Universidade de Bergen (UiB), Nord-Trøndelag University College (HiNT), e Stord / Haugesund University College (HSH). Grupos constituídos por 3 estudantes (1 aluno de cada instituição para cada uma das 5 equipes; 2 da HSH e 1 da UiB para 7 das equipes) colaboraram para desenho de uma atividade de aprendizagem ao longo da Internet. Não houve oportunidades para as equipes se encontrarem cara a cara. Assim os estudantes da HSH estavam distantes na educação estudantil, eles nunca se encontrarem cara a cara, dentro dos seus cursos. TeamWaveWorkplace (TW) foi utilizado como a principal tecnologia da informação e da comunicação. A atividade com VisArt aconteceu durante fevereiro a março de 1999 e forneceu uma oportunidade para que o projecto de estudo DoCTA a uma autêntica atividade de teleaprendizagem colaborativa. Uma semana de treinamento (Underhaug, em preparação) de utilizar os instrumentos e TW em colaboração avançou três semanas de atividades conceptivas. Esta seção oferece uma breve descrição do cenário. Para mais informações consulte Wasson, Guriby & Mørch (2000) e http://www.ifi.uib.no/docta/VisArtDemo/VisArtOverview.html para uma visita guiada visual da turnê VisArt.

A cessão VisArt
As idéias de Salomon influenciaram a concepção do trabalho colaborativo através dos esforços dos alunos em projetar uma tarefa, o que levou a uma verdadeira interdependência entre os estudantes. Na concepção das atividades da VisArt as equipas foram para a concepção de um espaço TeamWave Workplace para o aprendizado de alguns tópicos. Aos estudantes foram dadas literaturas sobre CSCL (incluindo Salomon (1992) & Gutwin et al. (1995)) e foram convidadas a organizar um esforço de equipe pensando sobre as definições de Salomon de uma verdadeira interdependência (partilhas de informações, divisão do trabalho, e a reflexão comum). Mais detalhes sobre tarefas de design foi dada como podemos ver a seguir:
O quarto que você escolheu a concepção deve permitir que os alunos possam conhecer mais sobre um conceito, um procedimento, uma teoria, um processo, etc
O quarto poderia conter uma apresentação, um jogo, um tutorial, um questionário, um exercício, ou alguma destas combinações e utilizar uma série de ferramentas da TeamWave Workplace.
Ao documentar as decisões pedagógicas que sua equipe faz você deve incluir questões como as características da audiência estundantil (por exemplo, idade, grau, etc) e à complexidade do tema.



Avaliação de sistemas de groupware
Higraff (em elaboração) avalia quatro sistemas existente de groupware e quadros: BSCW (Bentley, Horstmann & Trevor, 1997), Habanero (Chabert et al., 1998) Lotus LearningSpace (Lotus, 1998) e de TeamWave Trabalho (TeamWave, 2000). Os participantes foram voluntários colaborativos dada uma tarefa que a modelagem foi conectado a um curso que estavam a assumir. A tarefa exigia que eles utilizassem de um design gráfico e um caso de uso de diagrama e classes de diagramas de um sistema de informação para ser usado em um Centro Dentário. A ada par foi dada uma breve introdução do sistema de groupware que estavam usando. Em seguida, lhes foram dados uma cessão de tarefa que poderiam começar a trabalhar, cada um em um computador geograficamente disperso. O estudo abordou a usabilidade, a interface e a relativa utilidade de cada sistema. Um dos sistemas, TeamWave Workplace, tem sido utilizada em mais dois cenários, um dos quais foi VisArt.

Nenhum comentário: