sábado, 11 de outubro de 2008

Os Grilhões do Intelecto Geral


Copyleft vs Copyright - A Marxist Critique by Johan Sodeberg XIII
Marx faz breves notas sobre o "intelecto geral", que são exploradas por uma escola de pensadores radicais contemporâneas conhecida como autonomista marxista. A comunidade de software livre proporciona o primeiro e mais completo exemplo de como que com um processo de aprendizagem coletiva, a comunicação ou o intelecto geral, é possível produzir através de uma entidade em si. O Código é essencialmente uma linguagem, e, portanto, oferece um modelo puro do pressuposto de externalidades de rede. Essa hipótese, afirmando que as regras sobre a comparabilidade e exclusibilidade, é uma conseqüência de bens não-rivais, porque "todo mundo tem muito mais para fora da Internet do que eles podem nunca dar de presente como um indivíduo", pela aplicação da troca todos seriam igualmente magoados (Barbrook, 1998). O auto-interesse assegura uma "economia de presentes", em vez de troca.
O domínio das economias fortes na organização social do trabalho imaterial é sugerido pela investigação acadêmica, o que para a maior parte foi estruturado em um sistema de recompensa independente das exigências do mercado (Shavell e Ypersele, 1999). Nas três últimas décadas a investigação científica tem rapidamente tornardo privatizada através das patentes e da transição do financiamento dos governos para o setor corporativo (Nelkin, 1984). Robinson resume sobre a existência paradoxal de propriedade com base em investigação: "A justificação para o sistema de patentes é que, ao abrandar difusão do progresso tecnológico garantirá que não haverá mais progressos para difundir... Como ele está enraizado em uma contradição, não pode haver tal coisa como um ideal benéfico sistema de patentes [...]". No caso das indústrias do computador, um estudo da MIT sugere que depois de tornar-se prática comum no setor fazer valer as patentes, a inovação na indústria abrandou. Naturalmente o capitalismo nunca tenha trabalhado otimamente mesmo quando medido com a sua própria marcação estreito. Por exemplo, as empresas estão ocasionalmente reprimidas nas novas tecnologias para garantir a dependência dos recursos (Dunford, 1987). Mas se a previsão estiver correta, e necessária que seja verdade que "[...] especificamente o modo informacional de desenvolvimento seja a ação de conhecimentos sobre o conhecimento em si como a principal fonte de produtividade, isto é, da investigação e da inovação passam a ser o centro da economia , então temos de perguntar se justificam; "[...] o que acontece quando o atrito torna-se a máquina? " (DeLong e Froomkin, 2000).
Agora, é plausível a alegação, que a propriedade intelectual tornou-se um regime de desenvolvimento acorrenta as forças emergentes de produção. É também um uso grilhões, como é o caso quando são negados remédios salva-vidas as pessoas pobres do Terceiro Mundo, o que poderia ser fornecido por um custo insignificante (Bailey, 2001), mas são retidos a fim de preservar o valor de troca na forma comercial da medicina.
O trabalho social está fazendo incursões no interior da produção capitalista em si, o que necessita para utilizar a capacidade da cooperativa e comunicativa do trabalho, para ter uma forma de manter a sua competitividade . Sem a função coordenadora, o capital perde posição dominante ao longo do trabalho, o que leva a musa Lyon: "A pergunta é: o que vai acontecer quando os trabalhadores, com todas as suas novas responsabilidades na área da qualidade, perguntar por que razão é necessária todas as gestões? Pressão ou restrição por meios de fiscalizações é a única base remanescente que os gerentes têm sobre os seus trabalhadores ".
No entanto, a característica distintiva e mais promissores do software livre é que ele tem geração e multiplicação espontânea e totalmente fora da estrutura anterior de capital e de produção. Ele construiu uma economia paralela que supera a economia de mercado. Isso pode ser tomado como uma indicação de como as forças produtivas estão a minar as relações de produção estabelecidas.

Nenhum comentário: