sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Insostenibilidad: aproximación al conflicto socioecológico.

LOBERA, Josep (2008) Insostenibilidad: aproximación al conflicto socioecológico. Revista CTS. Revista Iberoamericana de Ciencia, tecnología y sociedad. Número 11, Volumen 4, Julio de 2008. Dossier: Ciencia, tecnología y sostenibilidad; pág. 53-80. Disponível na World Wide Web em:

http://www.revistacts.net/4/11/005

Fala sobre sustentabilidade em uma analise histórica. Começa com a humanidade a milhares de anos e como se relacionaram com o meio ambiente, ao deixarem de ser nômade, o que acarretou na mudança social, como isso afetou o meio e como a escassez vindoura levou ao canibalismo e as guerras.

Na continuidade do texto ainda fala da poluição industrial de um rio por curtidores de pele, que afetava uma comunidade local, um exemplo de levante social que percebe que a preservação do meio está diretamente relacionado a sua sobrevivência. E assim desenvolve pela história o desenvolvimento humano e tecnológico no que se diz a métodos científico e sociais de adaptação até chegar na questão primordial. O que é Sustentabilidade. Como a sociedade deve interagir, qual a função governamental, o perigo da insustentabilidade no meio ambiente, etc.

Nenhum comentário: